NASA solicita auxílio para encontrar vida em Marte

Publicado: 25 de outubro de 2011 por sundeksp em Reportagens
Tags:, ,

Por Filipe Garrett/TechTudo para site UFO


Colabore analisando imagens subaquáticas

Mapeamento do lago canadense Pavilion, imagem de 2009

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) quer a sua ajuda para saber onde procurar melhor por vida em Marte e além. Para isso, basta você estudar as profundezas dos lagos canadenses. Parece contraditório, mas não é. Para auxiliar no trabalho de pesquisa, você precisa acessar o Mapper, site lançado em conjunto pela NASA e pela Pavilion Lake Research Project’s.

O projeto vem mapeando os lagos Pavilion e Kelly Lake no Canadá desde 2008 em busca de sedimentos orgânicos. Esses sedimentos são relativamente raros de acontecer, e muitos cientistas acreditam que uma compreensão melhor de como e por quê eles surgem podem conduzir a percepções melhores sobre onde buscar vida em Marte.

Como se pode imaginar, as atividades desde 2008, que envolvem fotografias e a gravação vídeos do fundo dos lagos, geraram uma quantidade impressionante de dados, que a NASA se limita em definir como “terabytes de dados”. Devido ao limitado time de cientistas do Pavilion Lake Research Project, eles pedem a sua ajuda. É a criação de uma equipe remota de pesquisadores, via internet.

Os objetivos da pesquisa são responder basicamente às seguintes questões: Como surgem os sedimentos? Por que eles se concentram mais em determinada profundidade? Mas, para chegar lá, os dados precisam ser analisados e filtrados. As fotos precisam ser examinadas, catalogadas e investigadas. E é aí que você entra: ao fazer parte do Mapper e entrar no projeto, sua tarefa é estudar as imagens e vinculá-las às tags que melhor descreverem o que está registrado.

É necessário criar uma conta no site – gratuitamente – e, em questão de minutos, estará ajudando os cientistas, catalogando fotos e vídeos. A cada conteúdo que você etiqueta, ganha pontos. No site há um ranking que mostra quem catalogou mais material. Pode também ver o quanto de trabalho falta para mapear o fundo dos lagos e, daí, quem sabe, surgir um bom palpite sobre onde procurar vida lá em Marte. Acesse o Mapper clicando aqui.

Fonte: ttp://ufo.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s