Sonda Voyager 2 ganha sobrevida de 10 anos

Publicado: 15 de novembro de 2011 por sundeksp em Reportagens
Tags:, ,

Alteração no sistema de navegação vai permitir que a sonda de 34 anos navegue por mais uma década na fronteira do Sistema Solar

As sondas Voyager 1 e 2 são as naves feitas pelo homem mais distantes do planeta Terra (NASA/JPL-Caltech )

A sonda Voyager 2, lançada há 34 anos, recebeu com sucesso a instrução enviada na sexta-feira pelos cientistas da Nasa, a agência espacial americana, para que utilize um par reserva de propulsores. A mudança no sistema de navegação vai reduzir o gasto de energia e estender sua vida útil em 10 anos. Os engenheiros esperam que o tempo seja suficiente para que a Voyager 2 avance além do Sistema Solar até o espaço interestelar, uma zona que não é influenciada pela energia de estrelas.

Lançadas em 1977, as sondas Voyager 1 e 2 estão equipadas com seis pares de propulsores para o controle do movimento da espaçonave, três primários e três reservas. A Voyager 2 já utilizava dois reservas, e agora os engenheiros da Nasa estão tentando ativar o último par. A medida vai permitir que o sistema de aquecimento do propulsor principal seja desligado, o que permite economizar 12 watts de eletricidade. Parece pouco – menos que a potência de uma lâmpada -, mas é o suficiente para aumentar em uma década a vida útil da sonda.

O comando para acionar o último par reserva foi enviado à sonda na sexta-feira, mas os pesquisadores só se certificaram de que foi bem recebido nesta segunda-feira. Isso acontece porque cada instrução enviada a partir do planeta ou da sonda demora 27 horas para chegar. Resta saber se a sonda vai cumprir com sucesso o comando, o que só deve ocorrer na semana que vem.

A Voyager 2 está a 14 bilhões de quilômetros da Terra na camada mais externa do Sistema Solar, entre 80 e 100 vezes a distância da Terra ao Sol. Apesar de ter sido lançada ao mesmo tempo, a Voyager 1 está ainda mais longe, a 18 bilhões de quilômetros da Terra.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s