Filme – Alien Abduction! Incident in Lake County [1998]

Publicado: 18 de novembro de 2011 por sundeksp em Filmes
Tags:

  • Sinopse:

Depois de um apagão misterioso, três irmãos saem para investigar e acabam capturando imagens de alienígenas reais. Quando os alienígenas percebem, começa um terrível jogo de caça.

  • Trailer
  • Crítica:

Por http://www.estudiobuteko.com.br em 2008

O Percursor da Nova Ficção

Em tempos de surpresas de bilheteria e linguagens visuais que emulam acontecimentos reais sob o ponto de vista dos personagens, como Cloverfield, REC e Atividade Paranormal, vale relembrar um dos títulos que deu origem a este tipo de cinema com um toque caseiro proposital. Não, não estamos falando de Bruxa de Blair, lançado nos Estados Unidos, no Sundance Festival, em 1999, que muitos consideram o primeiro suspense do gênero.

O filme em questão se chama Alien Abduction  – Incident in Lake County, lançado um ano antes de Bruxa de Blair apenas na televisão americana. A história que envolve este filme é muito interessante, pois seu diretor, Dean Alioto, diz ter ficado muito assustado com o livro Comunhão, de Whitley Strieber.

Na época, ele era fã de filmes de alienígenas, mais precisamente dos filmes de Spielberg. Sua idéia como cineasta era mostrar como seria uma abdução real, captada sem querer com uma câmera de mão em VHS. Como a verba disponível para tal era de apenas 6.500 dólares, segundo Alioto a câmera caseira passou de opção para necessidade.

Antes de o filme ser lançado a empresa distribuidora pegou fogo e faliu, porém alguém conseguiu salvar a cópia de Alien Abduction – Incident in Lake County, na época ainda chamado de Ufo Abduction, e o apresentou para a comunidade ufológica, onde muitos experts em ufologia acreditaram ser uma filmagem real. O filme foi exibido apenas uma vez na televisão americana e segundo o próprio diretor em entrevista para o site www.terrorvision.wordpress.com se tornou um minicult devido ao sucesso dessa exibição.

Comparando com os recentes sucessos do gênero, Alien Abduction ganha em gênero, número e grau no quesito realidade. Trata de uma família se preparando para a ceia de ação de graças em um ambiente rural, em uma casa no meio do campo sem vizinhos por perto. Tudo parece muito normal, até uma queda de luz fazer com que dois personagens tenham que ir até o lado de fora da casa para consertar os fusíveis. O transformador de um poste ali perto começa a pegar fogo e entrar em curto e é neste momento que a câmera do irmão caçula da família capta um disco voador aterrissado e dois E.T.s dissecando uma vaca. Assim que são percebidos pelos E.T.s os três irmãos voltam correndo pra dentro de casa onde a ação começa. Todos acham que é uma brincadeira até que começam a ser incomodados pelos visitantes estranhos. Tudo é captado com a câmera do irmão mais novo.

Assim como em Cloverfield, onde o monstro não aparece e o mote principal é a relação interpessoal entre os personagens, Alien Abduction coloca em cheque os problemas familiares em um momento crítico, como o preconceito contra o cunhado negro, a mãe alcoólatra, a negligência no cuidado com as crianças e a traição conjugal. Os atores são um show a parte, todos desconhecidos para o público brasileiro, eles parecem estar vivendo uma situação real, isto porque eram dados apenas 20 minutos de intervalo entre uma tomada e outra, mantendo o clima de nervosismo nas filmagens. Segundo a entrevista já mencionada, Alioto conta que neste intervalos ele fomentava nos atores a idéia de que nunca mais veriam seus entes queridos, que tudo era real, segurando a tensão.

O que encanta no filme é que ele se passa quase todo em tempo real e diferente de Atividade Paranormal, onde o longa passa pela interferência de um editor inserindo diversos cortes de cena em um material bruto, o que acaba por tirar completamente o clima de realidade, Alien Abduction possui apenas cortes realizados pelo protagonista que está filmando. Estes cortes se dão quando ele pausa a fita para resolver alguma coisa ou no momento em que a bateria acaba e é preciso trocar.

Apesar de o filme nunca ter sido lançado em DVD é possível encontrá-lo facilmente na internet, digitando Alien Abduction no Google Vídeos. Quem tiver interesse em adquirir a versão original, Director’s Cut, produzida por Alioto em 1989, é só encomendar do próprio diretor por e-mail pelo site www.deanalioto.com . Para quem assim como eu é fã de filmes captados com câmeras caseiras, documentários fictícios e suspenses originais de baixo orçamento, Alien Abduction – Incident in Lake County é uma obra de arte necessária, para ser vista e revista, à luz do dia, e sempre acompanhado.

  • Opinião Aliens na Terra:

Um filme que quase ninguém aqui no Brasil conhece mas que pertence à aquele grupo seleto de filmes obrigatórios para fãs do gênero sy-fy e “câmera na mão”. Quase sem orçamento, Dean Alioto consegue praticamente um milagre prendendo o telespectador do começo ao fim. É claro que o filme possui muitas “ratas” e algumas cenas impossíveis de se imaginar na vida real, mas no conjunto o resultado é bom.

Nossa nota

Legenda das notas

De também sua nota para esse filme votando nas estrelas desse post seguindo a ordem de 5 estrelas ótimo; 4 estrelas bom; 3 estrelas regular; 2 estrelas ruim; 1 estrela péssimo.

Anúncios
comentários
  1. Pharmf209 disse:

    Hello! kekdade interesting kekdade site! I’m really like it! Very, very kekdade good!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s