Auditoria revela que amostras da Lua desapareceram da NASA

Publicado: 11 de dezembro de 2011 por sundeksp em Reportagens
Tags:, , ,

Este exemplar de rocha lunar foi coletado por astronautas na missão Apollo 14 em sua superficie em 1971

Centenas de amostras da Lua e de meteoritos que a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) empresta normalmente a pesquisadores desapareceram, segundo uma auditoria da agência espacial na quinta-feira (09). O inspetor geral da NASA, Paul Martin, publicou um relatório detalhando a concessão de empréstimos aos pesquisadores que nunca as utilizaram ou simplesmente perderam o controle de amostras raras que datam da primeira viagem dos Estados Unidos à Lua, em 1969.
Segundo a auditoria, “517 materiais astronômicos emprestados se perderam ou foram roubados entre 1970 e junho de 2010”. Essas amostras incluem, entre outras, rochas e solo da Lua, íons da camada externa do Sol, poeira de cometas e poeira cósmica da estratosfera terrestre. “Estas amostras constituem um recurso raro e limitado e têm um papel importante na pesquisa e na educação”, disse o informe.
Em março, a NASA tinha mais de 26 mil amostras em empréstimo, de uma coleção de 140 mil peças da Lua, 18 mil amostras de meteoritos, 5.000 de poeira cósmica e de cometas. O informe recomenda que a agência deve identificar melhor as peças de sua propriedade e elaborar um inventário anual para evitar estas perdas.

Algumas delas possuem cerca de 4,5 bilhões de anos, indicando que partes da crosta lunar solidificaram logo após a sua formação

Fonte: Portal UFO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s