Aglomerado de galáxias é apelidado de “El Gordo”

Publicado: 10 de janeiro de 2012 por sundeksp em Reportagens
Tags:, ,

Um aglomerado de galáxias jovem extremamente quente e de elevada massa  – o maior já detectado no Universo longínquo – recebeu o simpático apelido de “El Gordo”, em referência a seu tamanho.

Ele foi estudado por uma equipe internacional de astrônomos que utilizou o Very Large Telescope (VLT) do ESO (Observatório Europeu do Sul), instalado no deserto do Atacama no Chile, juntamente com o Observatório de raios-X Chandra da NASA e o Atacama Cosmology Telescope.

O aglomerado é composto por dois subgrupos separados de galáxias em colisão a uma velocidade de vários milhões de quilômetros por hora, e que se encontram tão afastados de nós que a sua luz teve que viajar durante 7 bilhões de anos para chegar até a Terra.

Os resultados foram anunciados nesta terça-feira (10) no Encontro da Sociedade Astronômica Americana,  em Austin, no Texas.

Imagem do aglomerado de galáxias que recebeu o apelido de “El Gordo”. Ele é composto por dois subgrupos separados de galáxias em colisão a uma velocidade de vários milhões de quilômetros por hora, e que se encontram tão afastados de nós que a sua luz teve que viajar durante 7 bilhões de anos para chegar até a Terra
Fonte: Portal UOL
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s