Fundador da SpaceX sonha com civilização “multiplanetária”

Publicado: 16 de abril de 2012 por sundeksp em Reportagens
Tags:, ,

“O próximo passo é desenvolver uma civilização no espaço”, diz Elon Musk, cuja empresa de tecnologia espacial está completando dez anos

The New York Times / Nature News
Concepção artística da nave espacial Dragon, da empresa SpaceX, se preparando para se acoplar à ISSConcepção artística da nave espacial Dragon, da empresa SpaceX, se preparando para se acoplar à ISS (SpaceX / Nasa)

A empresa californiana de tecnologia espacial SpaceX, baseada em Hawthorne, comemora o seu 10º aniversário neste ano. A nave espacial reutilizável e não tripulada da empresa, chamada Dragon, tem o seu segundo voo de demonstração marcado para o final de abril, quando vai visitar a Estação Espacial Internacional. Uma versão da Dragon capaz de transportar sete astronautas está em desenvolvimento. Elon Musk, presidente-executivo e diretor de tecnologia da SpaceX, conversou com a revista Nature sobre seus planos para a empresa e suas ambições pessoais para os voos espaciais.

O que motivou você a fundar a SpaceX? O próximo passo importante da evolução da vida é que a humanidade desenvolva uma civilização baseada no espaço, tornando-se, enfim, uma espécie multiplanetária. Eu acho que é extremamente importante que a humanidade esteja lá, explorando o Sistema Solar, e que tenhamos uma base autossustentável em Marte. Porém, nós não estávamos de fato obtendo progresso na tecnologia de foguetes, e os Estados Unidos só terão como mandar astronautas para a órbita da Terra quando a nossa nave espacial for disponibilizada daqui a alguns anos. Essa é uma tendência bastante negativa, então fundei a SpaceX para tentar revertê-la. É importante que revigoremos o interesse pelo espaço. O interesse do público se perdeu nos últimos anos porque não avançamos no que diz respeito aos voos espaciais, especialmente aos voos espaciais tripulados por humanos. Precisamos fazer coisas que entusiasmem as pessoas e avançar em termos tecnológicos. Assim, recuperaremos o interesse do público.

Elon Musk: exploração espacial em nome da biosfera

Elon Musk: exploração espacial em nome da biosfera

Até que ponto a comunidade científica tem mostrado interesse pela espaçonave Dragon e pelo DragonLab? Estamos em discussão com o centro de pesquisas Ames e o Laboratório de Propulsão a Jato, ambos da NASA, sobre o uso de nossos foguetes, combinados à espaçonave Dragon, visando realizar missões com destino a Marte. Esperamos que o DragonLab possa proporcionar um modo de realizar experimentos de baixo custo no espaço _ fazendo até mesmo missões com destino a Marte, Vênus, Mercúrio e os asteroides. Ele é capaz de pousar em qualquer superfície sólida ou líquida, sendo de fato muito versátil.

Você acha que uma civilização que viaje pelo espaço pode ser uma forma de defender a humanidade contra uma catástrofe na Terra? Com certeza. Nós estaríamos defendendo a biosfera. Não estaríamos apenas preservando a humanidade, estaríamos preservando grande parte da vida. É certamente possível que alguma calamidade acompanhe esses feitos _ como observamos em relação aos diversos grandes eventos de extinção em registros fósseis. A humanidade, obviamente, desenvolveu maneiras de destruir a si mesma, então eu acho que nós precisamos estar também em outros planetas para nos protegermos contra a possibilidade improvável de um Armagedom natural ou provocado pelo homem. É importante que tomemos medidas agora para que a vida multiplanetária passe a existir, porque, pela primeira vez durante toda a história de 4 bilhões de anos de Terra, isso é possível. Talvez essa janela de possibilidade fique aberta por muito tempo, mas pode ser também que ela fique aberta por um período curto de tempo. É por isso que eu acho que é necessário tomar uma atitude urgentemente para que a vida passe a ser multiplanetária.

Você tem vontade de viajar pela órbita da terra? Eu gostaria de fazer isso em algum momento _ mas eu não posso correr riscos pessoais porque tem muitas coisas que dependem de mim. Antes de eu ter filhos e a responsabilidade de dirigir duas empresas, eu fazia várias coisas fisicamente arriscadas. Eu costumava pilotar um caça e fazer coisas malucas com ele. Então, embora eu tenha vontade de ir até lá, isso provavelmente só vai acontecer alguns anos após a primeira missão.

Você se vê indo além da órbita da terra? Sim, eu gostaria de ir a Marte um dia.

Você acha que será possível alcançar essa meta durante o seu tempo de vida? Sim.

Qual é o seu próximo passo mais importante? Estamos tentando fazer com que os foguetes sejam totalmente reutilizáveis rapidamente. Se pudermos fazer foguetes totalmente reutilizáveis rapidamente, cuja construção seja mais barata do que a dos foguetes descartáveis hoje, passaremos a nos preocupar apenas com o combustível, sendo que o custo do propulsor por voo corresponde a apenas 0,3 por cento do custo da missão. A menos que alguém invente um foguete assim, a humanidade ficará confinada à Terra para sempre. Mesmo que não tenhamos aviões, ainda assim temos outros modos de viajar pela Terra _ os aviões apenas tornam as viagens mais rápidas. Contudo, no caso de foguetes, se não conseguirmos foguetes reutilizáveis, nunca vamos colonizar outro planeta. Imagine se os navios não fossem reutilizáveis durante a colonização da América. Teria sido impossível colonizar a América _ o custo teria sido muito alto, e a madeira teria se esgotado na Inglaterra.

Fonte: Portal Veja

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s