Nasa: Marte já teve mais água na superfície do que a Terra

Publicado: 10 de março de 2015 por sundeksp em Reportagens
Tags:, ,

Descoberta pode revelar ambiente favorável à vida extraterrestre

Marte tinha ao menos metade do hemisfério norte coberto de água, com um oceano que chegava a mais de 1,5 quilômetros de profundidade  Foto: The Independent / Reprodução

Marte tinha ao menos metade do hemisfério norte coberto de água, com um oceano que chegava a mais de 1,5 quilômetros de profundidade
Foto: The Independent / Reprodução

Marte tinha ao menos metade do hemisfério norte coberto de água, com um oceano que chegava a mais de 1,5 quilômetros de profundidade, segundo revelou a Agência Espacial americana. As informações são do The Independent.

Os pesquisadores afirmaram que o Planeta Vermelho tinha mais água, há 4,3 bilhões de anos, do que a Terra possui recentemente, tendo perdido uma quantidade gigante do recurso para o espaço.

“Nosso estudo fornece uma estimativa sólida de quanta água Marte já teve, por determinar o quanto de água foi perdida para o espaço”, explica Geronimo Villanueva, um cientista do Goddard Space Flight Center da Nasa, em Greenbelt, Maryland, e principal autor da pesquisa. “Com esse trabalho, podemos entender melhor a história da água em Marte”, afirmou.

Os novos dados muda a ideia de que Marte é um planeta inabitável e desértico, já que a presença do recurso pode mostrar um lugar ideal à vida há bilhões de anos. Há 10 anos, os cientistas começaram a pesquisar a possibilidade de água na superfície marciana, mas sempre foi considerada uma quantia muito menor do que a encontrada no estudo.

Os cientistas foram capazes de estimar a quantidade de água perdida para o espaço com a observação por telescópio da European Southern Observatory.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s